Jornalista Tom Bowker expulso de Moçambique

0 209

Tom Bowker, jornalista e editor do respeitado boletim informativo Zitamar, recebeu ordens de deixar o país no sábado. A expulsão parece informal – não há nada por escrito. Tom é britânico e jornalista em Moçambique há sete anos; Zitamar é uma empresa registada no Reino Unido.

Bowker foi chamado ao Serviço de Migração com seu advogado na segunda-feira (25 de janeiro) e foi dito verbalmente que deveria partir no sábado, com base numa reclamação do Gabinfo, o escritório de informações do governo. Mendes Mutenda, diretor de comunicações do Gabino, disse que a entidade retirou o cartão de imprensa de Bowker porque ele “não forneceu documentos que provassem a existência de Zitamar.”

Bowker forneceu o registo da empresa Zitamar no Reino Unido (que está publicamente disponível na web) que prova a sua existência e específica a “natureza do negócio: Actividades de agência de notícias”. Mas Gabinfo exigiu um registo de imprensa e se recusou a aceitar a explicação de Bowker e dos diplomatas britânicos de que o Reino Unido não possui qualquer forma de registo de imprensa.

Esta é a primeira expulsão de um jornalista estrangeiro em mais de 30 anos.O verdadeiro motivo da expulsão não é claro. Mas será amplamente argumentado que é porque Zitamar tem sido incisivo na cobertura da guerra em Cabo Delgado. (JH)

Fonte: CARTA

Leave A Reply

Your email address will not be published.