“As PME ocupam uma posição de destaque” Nyusi

0 60

O Presidente da República, Filipe Nyusi, participou esta quarta-feira, do Fórum de Negócios Moçambique-Portugal que decorreu em Portugal.

Filipe Nyusi começou por dizer que não há política nem economia sem uma classe empresarial robusta e empenhada.

O chefe do Estado disse que nos últimos cinco anos as adversidades económicas ditaram que as trocas comerciais entre Moçambique e Portugal registassem um ligeiro abrandamento.

“Os principais produtos que exportamos para Portugal ainda são predominantemente primários como o açúcar, algodão e tabaco”, disse Nyusi.

O estadista falou do facto de Portugal ser um país tradicionalmente investidor em Moçambique ocupando a quinta posição na lista dos 10 maiores investidores no período de 2014 a 2018. Neste momento portugal investe cerca de 510 milhões de dólares, com a perspectiva de criação de mais de 14 mil postos de trabalho para moçambicanos.

“Estes investimentos foram direcionados para sectores importantes da economia como serviços, energia, construção, indústria e turismo. Sendo que as PME ocupam uma posição de destaque”, acrescentou o estadista.

No encontro o primeiro ministro português, António Costa, falou do apoio de Portugal para facilitar o processo de reconstrução de Moçambique e a facilitação ao empresariado nacional.

Leave A Reply

Your email address will not be published.